O que é Anti-Aliasing

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Postado por Lex Luthor FX

O que é Anti-Aliasing?

Jogos modernos geralmente dependem muito de processamento gráfico, e apresentam objetos tridimensionais complexos e detalhados. Estas formas são calculadas e produzidas pelas placas de vídeo e então enviadas para o monitor, que analisa o sinal e compõe a imagem para o usuário em sua tela, conforme o conjunto de instruções transmitidas pelo hardware.

Imagens imperfeitas?

Para produzir esta imagem, o monitor a representa como uma combinação de milhares de pequenas partes, chamadas pixels. O problema é que, muitas vezes, o número de elementos necessários para representar os modelos calculados pela placa de vídeo supera a quantidade disponibilizada pela resolução do monitor utilizado, e então torna-se impossível produzir contornos “lisos” (fazendo com que as imagens fiquem imperfeitas) ao redor dos objetos exibidos.
Isto se deve a um fenômeno chamado aliasing, e todo jogador já deve ter presenciado o efeito uma vez ou outra. Existem duas soluções possíveis: aumentar a resolução do monitor, o que providencia mais pixels para serem processados, ou aplicar um processo de filtragem na imagem exibida. Este filtro é o famoso anti-aliasing, disponível na maior parte dos games modernos.
O anti-aliasing é um filtro que diminui os serrilhados nas silhuetas dos objetos através de um conjunto de cálculos e procedimentos que suavizam a transição visual entre os modelos exibidos e o ambiente ao seu redor. Esta filtragem é incluída na maioria dos jogos modernos, mas, devido ao intenso processamento de dados envolvido na sua aplicação, em vez de ser uma tecnologia incorporada ao game, ela é disponibilizada como uma opção para o jogador. Veja abaixo a diferença entre um objeto que utiliza o Anti-Aliasing e outro que não utiliza.



A diferença que o Anti-Aliasing faz...


Exigência ao máximo

O processamento de imagem exigido para jogos modernos já é bastante grande, mas, com anti-aliasing, até mesmo as placas de vídeo mais poderosas disponíveis no mercado apresentam dificuldades para exibir os gráficos a uma taxa de quadros por segundo que seja confortável para o jogador.
O filtro é, normalmente, disponibilizado em vários níveis, que representam o número de amostragens de pixels que serão processadas pela placa de vídeo e enviadas para o monitor. Quanto mais alta for esta quantidade, maior será a demanda por poder de processamento e, conseqüentemente, menor o desempenho do jogo. Muitos testes realizados por especialistas em hardware analisam a qualidade de uma placa de vídeo através de sua capacidade de manter uma taxa aceitável de quadros por segundo, mesmo com níveis de anti-aliasing mais elevados. Confira a diferença entre os níveis do Anti-Aliasing



Diferença entre 2X e 6X nos níveis do AA

Entusiastas de games e de novas tendências de hardware com certeza precisarão de uma placa de vídeo que tenha capacidade de exibir os jogos mais modernos com uma qualidade visual alta, provavelmente utilizando anti-aliasing. Para o resto do público, que não exige gráficos de última geração, ou é capaz de tolerar alguns defeitos visuais para manter uma performance alta, o processo de filtragem não é necessário ou recomendável.


Fonte: baixakijogos

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